Dia da Cultura Internacional: cardápio especial no RU para homenagear o Peru

30-03-2016

A cozinha peruana pode ser considerada privilegiada, pois herdou influências culturais espanhola, africana, chinesa, japonesa e italiana. A maioria dos pratos peruanos é baseada no uso da batata e do milho, devido à grande variedade desses alimentos no país. Poucos são os pratos tradicionais à base de carne vermelha, mas, dentre estes, podemos destacar o Lomo Saltado.

O Lomo Saltado é um prato popular peruano que se originou nos bares que os primeiro imigrantes chineses abriram em Lima, por isso é um prato com ingredientes típicos peruanos, mas feito com técnicas chinesas de preparo, que é baseado no salteamento dos alimentos (pulo em espanhol é salto, por isso “saltado”). Pode ser encontrado em todo território nacional, principalmente na costa do país.

É uma preparação feita tipicamente com um corte bovino macio e sem gordura, mas pode ser preparado com frango. Além disso, use-se também as papas blancas (batatas inglesas), cebolas roxas, tomate e molho shoyu (influência da cultura chinesa). Outro ingrediente que pode ser acrescentado ao prato é a pimenta aji amarillo, muito utilizada na culinária peruana em geral.

Fonte: http://www.peru.travel/pt-br/o-que-fazer/peru-atual/gastronomia.aspx#sthash.zhw5buJR.dpuf; http://www.taypa.com.br/phpframe/sites/themes/epron/sitetaypa/Frametaypa.php?frame=GastronomiaMais  http://chaskay-peru.blogspot.com.br/2009/05/o-lomo-saltado.html

“É um prato que pode ser comparado ao churrasco de sábado no Brasil.”

Georgynio J. Rosales Aylas

No dia 23 de março, às 15:30 realizamos a degustação do prato escolhido no Restaurante Central e contamos com a presença e avaliação dos peruanos nativos: Georgynio Rosales Aylas e Ronáld Fernández Chunga, mestrandos em Engenharia Ambiental, Alejandra Rodriguez Paz (graduanda em Pedagogia) e da Coordenadora de mobilidade para o exterior Profª Patrícia Alcantara Cardoso. Além de experimentar e aprovar o prato, os nativos deram sugestões para aperfeiçoamento da receita nos moldes peruanos. Consideraram sabor, textura e o cheiro característico, tornando-a apta para ser servida como representação da cultura peruana em nosso restaurante.

Cozinheiro responsável: José Luiz Antunes

Receita:

LOMO SALTADO

·         200g de carne bovina em tiras

·         1 dente de alho picado

·         ½ cebola roxa em tiras

·         1 batata cortada

·         1 tomate picado

·         1 xícara (chá) de talo de cebolinha

·         Ingredientes para o molho:

·         ½ xícara (chá) de molho de soja

·         3 colheres (sopa) de vinagre tinto

·         sal

·         pimenta do reino

Modo de preparo: Em uma panela, frite as batatas até que fiquem douradas e reserve em uma panela grande. Depois disso, frite a carne e depois, passe-a para a panela onde estão as batatas. Em seguida, frite o alho, cebola roxa, tomate, cebolinha, acrescentando-os à carne e a batata. Para finalizar, acrescente os ingredientes do molho e misture bem.

Rendimento: 2 porções

Tempo de preparo: 25 min.