Ingresso

Graduação

Estudantes estrangeiros que estejam interessados em se inscrever para realizar curso de graduação na UFES devem participar do processo seletivo da UFES (chamado "vestibular"), que é organizado pela CCV - Comissão Coordenadora do Vestibular. Todas as provas são realizadas no Brasil, em português.

Estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais (especialmente da África, América Latina e Caribe) podem verificar a possibilidade de participar do PEC-G.

Concurso Vestibular

Estudantes Brasileiros e estrangeiros que estejam interessados em se inscrever para realizar curso completo de graduação na UFES devem participar do processo seletivo, denominado "vestibular", que é organizado pela CCV - Comissão Coordenadora do Vestibular. Todas as provas são realizadas no Brasil, em português. Para maiores informações sobre o vestibular, acesse: http://www.ccv.ufes.br/.

Transferência

Estudantes que estejam interessados em ingressar em um dos cursos de graduação da UFES por meio de Transferência Facultativa (destina-se a candidato oriundo de outra instituição de ensino superior que deseja concluir o seu curso de Graduação na UFES), Novo Curso Superior (destina-se a candidato que já concluiu um curso superior de Graduação e que deseja fazer novo curso de Graduação na UFES), Remoção (destina-se a candidato que é aluno da UFES e que deseja mudar de local ou de turno do curso) ou Reopção (destina-se a candidato que é aluno da UFES e que deseja mudar de curso) podem fazê-lo mediante disponibilidade de vagas após a matrícula dos alunos por ingresso regular e realização de processo seletivo específico, para maiores informações viste: www.psvs.ufes.br.

Estudantes estrangeiros podem concorrer a vagas por meio de transferência facultativa o Novo Curso Superior.

Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G)

Há também o Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G) é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação e oferece a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos completos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. A inscrição para o Processo Seletivo do PEC-G é gratuita e deve ser realizada junto à Missão Diplomática brasileira no país de origem do candidato. Para informações sobre o PEC-G, visite os  seguintes sítos: http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PECG.php e http://internacional.ufes.br/pt-br/pec-g.

Intercâmbio

Estudantes estrangeiros interessados em realizar parte de seus estudos de graduação na UFES deverão provir de instituições com as quais a UFES mantêm convênio. Estes estudantes podem realizar disciplinas em cursos de graduação ou conduzir atividades de pesquisa em laboratórios ou núcleos de pesquisa da UFES por um ou dois semestres letivos que podem ser estendidos por até mais dois semestres dependendo da concordância da instituição de origem do estudante.

Os estudantes estrangeiros devem contatar o setor responsável na sua instituição de origem que solicitará à Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFES a admissão do estudante para intercâmbio. Uma vez solicitada a admissão do aluno, a SRI contatará o estudante que deverá apresentar os seguintes documentos: (i) carta de referência redigida pelo órgão responsável na instituição de origem; (ii) carta de referência redigida por um professor da instituição de origem; (iii) cópia do histórico escolar emitido pela instituição de origem; (iv) plano de estudos para o período de intercâmbio; (v) cópia do passaporte (páginas contendo identificação pessoal, incluindo data de validade) e (vi) fotografia digital no formato .jpg com máximo de 50 kbytes . Os documentos podem ser enviados por via digital para incoming [at] ufes.br.

Os prazos para inscrição são até quatro meses antes do início do semestre letivo para o qual o estudante deseja ingressar.

Os estudantes selecionados devem fornecer cópia do passaporte contendo o visto temporário de estudante (tipo IV) e do seguro saúde adquirido.

Pós-graduação

A maior parte dos Programas trabalha com ingresso anual, sendo o ano letivo dividido em dois semestres – o primeiro de março a julho e o segundo de agosto a dezembro. Cada Programa tem autonomia para estabelecer a melhor época para realizar o seu processo seletivo, mas a maioria dos cursos faz a sua seleção no segundo semestre de cada ano para ingresso em março do ano seguinte. Os dados sobre os requisitos e data de inscrição, provas, vagas, etc. são divulgados através de editais apresentados nos sites da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (www.prppg.ufes.br) e dos próprios Programas de Pós-Graduação. Apesar de manter similaridades em suas linhas gerais, é importante salientar que as regras de ingresso são diferentes para cada curso.

Estrangeiros interessados devem procurar inicialmente a Secretaria de Relações Internacionais (www.internacional.ufes.br) antes de buscar essas informações diretamente junto aos Programas do Pós-Graduação. Isso deve ser feito com antecedência porque alguns cursos fazem a seleção por etapas. Os estrangeiros interessados em realizar mestrado e doutorado na UFES podem ingressar nestes cursos por meio do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC OEA/GCUB). O PAEC-OEA-GCUB constitui-se em uma iniciativa conjunta da Secretaria-Geral da Organização de Estados Americanos (SG/OEA) e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), tendo em vista a internacionalização da formação pós-graduada de estudantes com nacionalidade e/ou residência nos Estados membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) com exceção do Brasil. Para informações sobre inscrições, vagas e cursos oferecidos e disponibilidade de bolsa, visite: http://www.grupocoimbra.org.br/coimbra/index.php?option=com_content&view=article&id=236&Itemid=127&lang=br.

Os estrangeiros interessados em realizar parte de seus estudos de mestrado ou doutorado na UFES devem contatar diretamente o programa de pós-graduação de interesse.

Os diferentes programas de pós-graduação da UFES podem apresentar diferentes exigências em relação à proficiência na língua Portuguesa.  Os alunos estrangeiros devem buscar informações na coordenação do programa de pós-graduação de seu interesse.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910