Como funciona

A Mobilidade para o Exterior de alunos da Ufes ocorre exclusivamente por meio de Editais.

Os estudantes/professores/servidores que desejam realizar intercâmbio no exterior mediante o recebimento de bolsas de estudos deverão consultar a seção "Editais e Resultados" deste sítio para conhecer as oportunidades abertas a alunos da Ufes.

Outros editais podem ser lançados por Departamentos e Centros que participam de convênios internacionais. Neese caso, o aluno deverá buscar essa informação diretamente junto ao órgão responsável.

Para outras oportunidades de intercâmbio, o estudante também poderá procurar a Capes e o CNPq. A seção "Órgãos de Fomento" disponibiliza o endereço dos sítios dessas instituições.

Os estudantes que desejam realizar intercâmbio no exterior por conta própria deverão verificar as exigências da universidade de destino e pedir ao Colegiado de Curso a aprovação prévia das atividades a serem realizadas, a fim de viabilizar o aproveitamento das mesmas para a integralização curricular. Caso necessário, o aluno pode consultar a lista de instituições conveniadas à Ufes.

Antes de sair para a viagem de estudos, os estudantes deverão requerer ao seu Colegiado de Curso que envie memorando, solicitando trancamento de matrícula, à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) de forma que esteja regular durante o período de intercâmbio. 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910