CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

Em consonância com a proposta de internacionalização e com a realidade que já integra o cotidiano da Universidade pela vinda de alunos e professores de graduação e pós-graduação de diversas partes do mundo, o Centro de Línguas reestruturou a carga horária, a oferta dos módulos e os objetivos dos cursos de Português para melhor atender as necessidades desse grupo.

O curso de Português para Estrangeiros do Centro de Línguas está dividido em módulos intensivos de 24 horas, em formato regular de três horas por encontro, totalizando oito encontros por módulo.

Esses módulos objetivam, nos níveis 1A e 1B, potencializar a compreensão auditiva e a proficiência oral dos alunos, para que os mesmos possam mais rapidamente interagir no seu cotidiano e na sala de aula. Nos níveis 2, 3 e 4, os módulos estarão atrelados aos níveis do Exame Celpe-Bras, visando à preparação para esta certificação, caso a desejem.

O curso constará, portanto, dos seguintes módulos:

MÓDULOS
Básico PLE 1A e PLE 1B
Intermediário PLE 2A e PLE 2B
Intermediário Superior PLE 3A e PLE 3B
Avançado PLE 4A e PLE 4B

Metodologia e objetivo:

Em alinhamento com a metodologia de ensino de línguas estrangeiras do Centro de Línguas, o curso de Português Língua Estrangeira usa como base o método comunicativo, que entende que o aprendizado de uma língua se desenvolve de maneira bem sucedida quanto o aluno é levado a usar a língua para se comunicar em uma situação de real significado. Além disso, o curso também leva em consideração o fato de que o aluno está em imersão no Brasil, exposto às situações reais de uso da língua.

O curso tem como objetivo oferecer aos alunos as habilidades adequadas para o enfrentamento de situações de comunicação cotidiana, além de oferecer ao aluno o aprendizado e a prática das habilidades orais e escritas exigidas no Celpe-Bras.

Da oferta:

A oferta regular prevista para o curso de Português Língua Estrangeira é de dois encontros semanais de três horas cada um, perfazendo o total de vinte e quatro horas em cerca de quatro semanas.

Os alunos novos farão teste de nivelamento e depois do resultado, serão matriculados no nível equivalente da oferta em fevereiro/2014.

TURMAS E HORÁRIOS: Informações a partir do dia 12 de janeiro/2014.

Valor do curso:

R$ 300,00 (trezentos reais) por módulo, não incluso o material didático.

Material didático:

Ponto de Encontro – Portuguese as a World Language – Ed. Pearson