Alunos aprovados para CsF - Austrália Plano de Estudos

Prezado (a) aluno (a),

A LAE informa que a partir do semestre 2/2015 o CNPq solicitará o preenchimento do Plano de Estudos – acesse o link http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/baixar-documentos e faça o download do arquivo “Plano de Estudos para os Bolsistas de Graduação Sanduíche”.

Este documento deve ser:

• preenchido e assinado pelo bolsista
  • assinado pela IES Australiana
  • assinado pela IES Brasileira
  • preencha com as disciplinas a serem cursadas APENAS no semestre 2/2015. Caso tenha alguma alteração a fazer, nos reenvie o mesmo documento com as alterações descritas na página 2 do documento em “Retificações de Plano de Estudos”.

Assim que completo, enviar para a LAE responsável pelo seu processo até dia 27/08/2015:
UNSW e ADELAIDE – enviar para cienciasemfronteiras [at] latinoaustralia.com.br
MONASH e ANU – enviar para michelle.bonifacio [at] latinoaustralia.com.br
UQ – enviar para renato.silva [at] latinoaustralia.com.br
UNIMELB – enviar para luciana.araujo [at] latinoaustralia.com.br
USYD – enviar para lucia.abreu [at] latinoaustralia.com.br
UWA – enviar para maria.braga [at] latinoaustralia.com.br

ESCOLHA DAS DISCIPLINAS PARA 2/2015
Existem algumas regras para o bolsista do Ciência sem Fronteiras sobre a escolha das matérias durante o Study Abroad na Austrália.

O que é permitido?

A partir do semestre 2/2015 todos os bolsistas deverão preencher o Plano de Estudos – documento que o CNPq disponibilizará e deverá ser assinado pelo bolsista, Universidade de destino e origem.

• Matricular-se em disciplinas da área de exatas de ciências e tecnologia.
  • Disciplinas precisam ser compatíveis com seu curso atual no Brasil. Note: mesmo que no curso do Brasil você tenha disciplinas de humanas, não poderá cursá-las na Austrália, pois não é uma área contemplada pelo Programa CsF.
  • Você deverá cumprir com as exigências em termos de número mínimo e máximo de Disciplinas (Subjects) e Créditos (Credit Points) estipulada aos estudantes de Study Abroad, de acordo com as regras da Imigração (para manutenção do visto de estudante), da sua Universidade na Austrália, e também do CNPq. A exigência do CNPq é que você deve cursar 4 (Quatro) disciplinas por semestre e 8 (Oito) disciplinas por ano (não menos, não mais, que 4 disciplinas por semestre).
  • O CNPq autoriza que UMA das quatro disciplinas por semestre seja de pesquisa/estágio. Você poderá, neste caso, cursar 3 disciplinas + 1 disciplina de pesquisa/estágio por semestre, desde que a disciplina de estágio/pesquisa seja realizada na própria Universidade do Go8, desde que seja computada como crédito ao semestre acadêmico e não gere custo extra no valor do semestre ao que foi previamente acordado entre o CNPq e a Universidade Australiana.

Não é permitido!

• Disciplinas de gerenciamento (management);
  • Disciplina de idiomas (inglês, espanhol, japonês, alemão, etc);
  • Disciplinas online/à longa distância – Todas as disciplinas devem ser presenciais;
  • Disciplinas na área geral de Humanas (marketing, bussiness, finance, economics, accounting, manufacturing, psychology);
  • Estudantes da área de Ciências da Saúde não podem cursar disciplinas de Psicologia (psychology) – não é uma área contemplada pelo programa CsF;
  • Cursar menos ou mais do que 4 disciplinas por semestre;
  • Fazer somente estágio: é preciso primeiro completar os dois semestres de Study Abroad antes de pedir permissão para fazer estágio pleno por no máximo 3 meses e de acordo com o período total da vigência.

Exceção

• Permitido cursar até 2 disciplinas de gestão (business/management) por semestre desde que também curse 2 disciplinas de engenharia (exatas). Essa exceção é válida somente para alunos matriculados nas seguintes áreas contempladas:
  • Engenharia de Produção – Production Engeneering
  • Engenharia Industrial – Industrial Engeneering
  • Engenharia de Gestão – Management Engeneering

Desde que:

• o Seja parte da grade curricular do curso na IES Brasileira;
  • o Não exista outra possibilidade de disciplina na área de Engenharia, incluindo disciplina de estágio/pesquisa na IES Australiana.
  • o Não gere custo extra no valor do semestre ao que foi previamente acordado entre o CNPq e a Universidade Australiana.

Para mais informações sobre as regras do programa e procedimentos, acesse o Manual do Estudante da LAE