Perguntas frequentes sobre o período de prevenção ao COVID-19

Disponibilizamos aqui uma coletânea de perguntas frequentes sobre o funcionamento das atividades durante o período de prevenção.

Funcionamento dos campi

  • A UFES está fechada?

Não. Porém, durante o período de 17 de março a 31 de julho estão suspensas as aulas dos cursos de graduação e de pós-graduação, os eventos coletivos, e as reuniões presenciais. Cada unidade administrativa estabeleceu sua forma de trabalho e divulgou em seu website. 

http://ufes.br/conteudo/resolucao-regulamenta-reorganizacao-das-atividades-na-ufes-em-prevencao-ao-covid-19

http://ufes.br/conteudo/prorrogada-ate-31-de-julho-suspensao-das-atividades-presenciais-da-ufes

 

  • O restaurante universitário (RU) e as cantinas permanecerão abertas?

Não. Todas as atividades presenciais nos campi da Ufes estão suspensas no período de 17 de março a 31 de julho.

 

  • A biblioteca está funcionando?

Não. Todas as atividades presenciais no campus da Ufes estão suspensas no período de 17 de março a 31 de julho e a Biblioteca Central da Ufes informa que, devido à suspensão das atividades presenciais, todas as obras bibliográficas emprestadas com data de devolução prevista para esse período poderão ser devolvidas no retorno das atividades. Não haverá cobrança de multa nos dias em que não houver funcionamento da instituição.

http://ufes.br/conteudo/bibliotecas-e-rus-estarao-fechados-ate-29-de-marco-veja-o-procedimento-para-devolucao-de

 

  • O hospital universitário continuará aberto?

Sim. O hospital universitário continua operando normalmente.

 

  • O atendimento psicossocial continuará funcionando?

Não. Todas as atividades presenciais no campus da Ufes estão suspensas no período de 17 de março a 31 de julho. 

 

  • Todos os eventos do campus foram cancelados?

Sim. Todas as atividades presenciais no campus da Ufes estão suspensas no período de 17 de março a 31 de julho.

 

  • Os portões estarão trancados?

Não estarão trancados, porém não haverá atividades no campus.

 

  • Como ficará o calendário da Ufes?

Em momento oportuno, a Reitoria comunicará à comunidade universitária e a informação estará disponível no site www.ufes.br como também enviarão email institucional.

 

Saúde

  • Onde posso obter informações atualizadas sobre a situação da UFES sobre o coronavírus?

O site institucional da universidade é o meio de comunicação oficial sobre a situação da Ufes (www.ufes.br). Além disso, a universidade criou um site destinado exclusivamente à informações sobre o coronavírus (http://coronavirus.ufes.br/).

 

  • O que a UFES está fazendo para proteger a comunidade?

A suspensão das atividades presenciais visa proteger a comunidade, impedindo maior propagação do vírus. Além disso, a Ufes disponibilizou para toda a comunidade um website, atualizado regularmente, com informações sobre o vírus, formas de prevenção e orientações sobre como lidar com a doença. (http://coronavirus.ufes.br/)

 

  • Quais são as fontes mais atualizadas no estado, no Brasil e no mundo sobre o coronavírus?

Sites oficiais do Ministério da Saude (https://coronavirus.saude.gov.br/) e do governo do estado (https://www.es.gov.br/). Além desses sites, o Ministério da Saúde desenvolveu aplicativos com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto. O aplicativo está disponível para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android. (https://www.unasus.gov.br/noticia/ministerio-da-saude-disponibiliza-apli... ).

 

  • Quando saber se devo ser testado quanto ao Covid-19? Onde devo ir?

Se você está com sintomas como febre, dificuldades para respirar, fadiga, tosse seca e/ou diarréia ligue para o 156 (se estiver em Vitória) ou 136 (se estiver em outras regiões do ES) e eles darão orientação sobre o que fazer. O Fala Vitória 156 conta com 20 profissionais de enfermagem diariamente, das 8 às 22 horas.

https://m.vitoria.es.gov.br/imprensa/coronavirus

 

Aulas

  • É possível que façamos aulas à distância, utilizando alguma ferramenta de síncrona de interação (hangouts, skype, zoom, etc)?

Não. É encorajado o uso de plataformas virtuais para manutenção das atividades de pesquisa dos cursos de pós-graduação, tais como AVA, Skype, mconf, GoogleHangout e outros. Entretanto, a Resolução do Conselho Universitário veda a realização de aulas por meios virtuais até o dia 31 de julho, quando as medidas serão novamente discutidas. A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) divulgará, nos próximos dias, as plataformas disponibilizadas pela instituição.

http://ufes.br/conteudo/resolucao-regulamenta-reorganizacao-das-atividades-na-ufes-em-prevencao-ao-covid-19

http://ufes.br/conteudo/prorrogada-ate-31-de-julho-suspensao-das-atividades-presenciais-da-ufes

 

  • Há alguma decisão sobre reposição de aulas?

Conforme o projeto de Resolução divulgado pelo Reitor (http://ufes.br/sites/default/files/anexo/projeto_de_resolucao_-_suspensao_das_atividades.pdf), caberá às pró-reitorias de Graduação, de Pós-Graduação e de Extensão expedir normativo orientando o replanejamento das aulas e demais atividades inerentes ao ensino, à pesquisa e à extensão. As pró-reitorias darão ampla divulgação às decisões tão logo forem tomadas.

 

  • Por quanto tempo teremos aulas exclusivamente online?

As aulas de graduação e pós-graduação na Ufes estão suspensas pelo período de 17 de março a 31 de julho. Durante esse período as atividades da Universidade passarão por replanejamento. Os prazos estabelecidos na resolução podem ser prorrogados, dependendo do cenário da pandemia, o que será avaliado pelo Conselho Universitário.

http://ufes.br/conteudo/resolucao-regulamenta-reorganizacao-das-atividades-na-ufes-em-prevencao-ao-covid-19

http://ufes.br/conteudo/prorrogada-ate-31-de-julho-suspensao-das-atividades-presenciais-da-ufes

 

  • Eu posso assistir aula presencialmente uma vez que moro perto do campus?

Não. Todas as atividades presenciais na Ufes estão suspensas pelo período de 17 de março a 31 de julho, podendo ser prorrogado de acordo com o cenário futuro.

 

  • O que acontece se meu acesso à Internet é limitado?

Você deve entrar em contato com o professor das disciplinas ou com  o coordenador do seu curso para tratar de situações particulares.

 

  • Posso aproveitar a suspensão das aulas para viajar?

Não. Esse período deve ser de isolamento para evitar a propagação do vírus.

 

  • No caso das aulas online, como acesso o ambiente virtual?

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Ufes disponibiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem que pode ser acessado em http://www.npd.ufes.br/ambiente-virtual-de-aprendizagem-ava

 

  • Quais os tipos de suporte técnicos estão disponíveis para aulas online?

Uma vez que você acessar o AVA as orientações estarão disponíveis em cada disciplina.

 

  • Minha formatura está prevista para este semestre. Posso usar qualquer sistema virtual (Skype, Hangout, etc) para defender meu TCC, dissertação ou tese?

Sim. As defesas e qualificações podem ser feitas via qualquer sistema virtual (Skype, Hangout, etc), seguindo as diretrizes previstas na portaria normativa sobre a realização de defesas por videoconferência (Portaria Normativa Nº 03/2020). Você deve procurar seu professor orientador e/ou coordenador de curso sobre o assunto.

 

Alunos internacionais na Ufes e brasileiros no exterior

  • Posso cancelar meu intercâmbio no exterior e retornar ao Brasil?

Se esse é o seu desejo, você deve entrar em contato imediatamente com a Divisão de Mobilidade para o Exterior (mobilidade.internacional [at] ufes.br). 

 

  • Posso cancelar meu intercâmbio na Ufes e retornar ao meu país de origem?

Se esse é o seu desejo, você deve entrar em contato imediatamente com a Divisão de Mobilidade para a Ufes (incomingmobilidade.internacional [at] ufes.br (@ufes.br)). 

 

  • Os editais de mobilidade para o exterior foram cancelados?

A Divisão de Mobilidade para o Exterior está avaliando dia após dia a situação das universidades parceiras. Qualquer novidade quanto aos editais serão divulgadas em nosso site (www.internacional.ufes.br).

 

  • Se voltar pra Ufes neste semestre ainda, perco o semestre?

Não necessariamente. Se você deseja voltar, você deve entrar em contato com a Divisão de Mobilidade para o Exterior o quanto antes (mobilidade.internacional [at] ufes.br).

 

  • Se as aulas na universidade estrangeira forem prolongadas para 2020/2, como ficaria a situação dos alunos que deveriam voltar?

Situações assim serão avaliadas caso a caso. A Divisão de Mobilidade para o Exterior estará pronta para apoiá-los quando chegar o momento.

 

  • Como as aulas na universidade estrangeira estão online, posso voltar para Brasil e continuar fazendo as aulas online da universidade estrangeira?

Se esse é seu desejo você deve entrar em contato com a Divisão de Mobilidade para o Exterior (mobilidade.internacional [at] ufes.br), mas lembre-se que você não poderá ter 2 matrículas ativas no mesmo semestre.

 

Pesquisa e laboratórios

  • Minhas atividades de pesquisa serão afetadas?

A PRPPG publicou orientações de funcionamento para laboratórios de pesquisa durante o período de prevenção a COVID-19. Clique aqui para conferir.

 

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910