PAEC-OEA

No âmbito do Acordo de Cooperação firmado no ano de 2011, o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE), promovem em 2016 a sexta edição do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC OEA/GCUB).

O PAEC OEA-GCUB, desde 2011, é o mais bem-sucedido programa de bolsas no âmbito da OEA, sendo o maior da América Latina e Caribe para a formação de recursos humanos em cursos de pós-graduação stricto sensu, em mestrado e doutorado. Seu principal objetivo é contribuir com a integração e o fortalecimento regional das Américas, por meio da qualificação de estudantes oriundos dos 34 países membros da OEA, em especial daqueles provenientes de países com baixo nível de desenvolvimento humano.

Desde 2014, por meio de parceria estabelecida entre a OEA e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o Programa possibilitou que as universidades brasileiras recebessem também estudantes da área de Ciências da Saúde, o que tornou o Programa mais atraente e abrangente.

Para a quinta edição do PAEC (2015), 49 universidades das cinco regiões brasileiras ofertaram 737 bolsas, sendo 496 para Mestrado e 241 para Doutorado e o Programa recebeu 6.233 candidaturas de jovens oriundos de 29 países-membros da OEA. Desde 2011, já participaram do PAEC OEA-GCUB 58 universidades brasileiras, dentre as quais, 42 Federais, 14 Estaduais e 2 Confessionais que acolheram um total de 1.452 estudantes de 28 diferentes países das Américas. As quatro primeiras edições do PAEC OEA/GCUB, de 2011 a 2014, foram consideradas um sucesso por todos os setores da OEA envolvidos no Programa (Anexo 1).

Com o intuito de qualificar e fortalecer o Programa, a OEA e o GCUB têm promovido desde 2013 o Seminário de Internacionalização Universitária nas Américas. Em sua quarta edição, realizada em março de 2016 na sede da OEA, em Washington-DC, estiveram presentes mais de 50 participantes, dentre os quais 31 representantes de universidades associadas ao GCUB: reitores, vice-reitores, pró-reitores de pós-graduação, assessores internacionais e pesquisadores. O Seminário contou, ainda, com representantes de organizações internacionais e de renomados pesquisadores de 10 países que debateram temas relativos à internacionalização da Educação Superior nas Américas.

Na avaliação realizada pelos estudantes participantes da primeira edição do PAEC (2011 - 2013) é possível verificar o nível de satisfação quanto ao Programa, uma vez que 44% dos entrevistados classificaram o programa como excelente e 40% como muito bom. No que se refere ao nível de domínio de conhecimento proporcionado pelos professores, nas respectivas áreas de estudos da pós-graduação, 56% dos estudantes entrevistados avaliaram o ensino ofertado como excelente.

Além disso, 84% dos entrevistados indicaram não haver um programa de estudos melhor ou compatível em seus países de origem e que não poderiam ter realizado seus estudos sem a ajuda financeira da universidade de acolhimento e do subsídio da OEA. Questionados se recomendariam o Programa, 100% dos entrevistados responderam positivamente.

A OEA atribuirá, aos 150 primeiros classificados do Programa, auxílio instalação no valor de USD 1,200.00 (mil e duzentos dólares americanos), para cobrir as despesas referentes ao deslocamento dos estudantes desde o seu país de origem até a universidade brasileira de acolhimento. O subsídio será pago em parcela única, após a chegada do estudante à instituição de destino.

Por favor, encontre abaixo dados relativos às bolsas ofertadas pela UFES nas Edições em que participou do Programa:

Bolsas ofertadas por edição

2011

2012 2013 2014 2015 Total
Universidade Federal do Espírito Santo  

12

4 28 41 85

 

 

 

 

Detalhamento Oferta Mestrado e Doutorado:

UFES 2011 2012 2013 2014 2015 Total de vagas
M M D M D M D M D -
0 11 1 3 1 19 9 27 14 85

A nova edição do programa de bolsas PAEC, realizado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com o apoio da Divisão de Assuntos Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, oferece neste ano 160 bolsas de mestrado e doutorado em 19 universidades brasileiras membros do GCUB para cidadãos de todos os países membros da OEA, com a exceção do Brasil.

Com o objetivo de incentivar a mobilidade acadêmica e o desenvolvimento regional das Américas, o programa visa repetir o sucesso da primeira edição, que contemplou 53 estudantes do continente com a oportunidade de cursar um mestrado em algumas das melhores universidades do país.

http://www.grupocoimbra.org.br/coimbra/index.php?option=com_content&view=article&id=302:paec-oeagcub-2012&catid=44:programa-de-aliancas-em-capacitacao-e-educacao&lang=br

 
Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES - Brasil | CEP 29075-910