SRI seleciona voluntários para ajudar estrangeiros: Programa Anjos 2017

Nesta quinta-feira, 23/02, a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) lança edital para selecionar voluntários para ajudar os alunos estrangeiros que estão chegando na UFES em 2017.

A SRI está a procura de estudantes, técnicos-administrativos e professores da Universidade que queiram se voluntariar para o programa "Anjos na UFES".

Vagas de Estágio na SRI e NucLi-IsF

Lançado hoje (17/02/2017) o edital para seleção de estagiários da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi-IsF).

São 2 (duas) vagas de estágio não-obrigatório, no período vespertino.

O perfil das vagas inclui estudantes de: Letras, Engenharias, Administração, Economia, Ciências Contábeis, Comunicação Social ou Relações Internacionais.

Período de inscrições: de 3 a 10 de março de 2017.

Local das inscrições: Secretaria de Relações Internacionais.

Vaga em Escritório da Unesco

Por meio da carta-circular CL/4189, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, divulgou processo de seleção para o cargo de diretor (D-1) do escritório multissetorial regional da Unesco em Iaundê (Camarões) e representante para Camarões, Angola, Burundi, República Centro-Africana, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.

Os candidatos ao cargo deverão deverão cumprir os seguintes pré-requisitos:

Edital PLI nº001/2017 - PROCESSO SELETIVO PARA PARTICIPAÇÃO EM GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PARA ALUNOS DE LICENCIATURAS NA UNIVERSIDADE DE LISBOA

A Coordenadora do Projeto de Cooperação Internacional (UFES/UL) para a Formação de Professores de Biologia, Matemática e Química, no uso de suas atribuições, em atendimento ao edital CAPES 74/2014 – PLI Portugal, torna pública as inscrições para o processo seletivo de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas/Vitória, Licenciatura em Matemática/Vitória e Licenciatura em Química/São Mateus em programa de graduação sanduíche, com duração de 1 (um) ano acadêmico, na Universidade de Lisboa em Portugal.

Profª Julia Schaetzle Wrobel - Coordenadora do PLI UFES/UL

Professora Italiana ministra curso no Núcleo de Línguas

A partir de um convênio entre a UFES e a Universitá Ca'Foscari (Itália), está sendo ofertado um curso para professores de italiano, no Núcleo de Línguas (antigo Centro de Línguas), no período de 1º a 9 de fevereiro de 2017.

O curso, ministrado pela Prof. Giuliana Giusti incluirá temas como: a natureza biológica e cultural da linguagem; a gramática que desenvolve a reflexão linguística; formação de palavras; regência verbal e nominal; conectivos, adjetivos, pronomes; entre outros temas.

Vacinação contra Febre Amarela

Oficiais de saúde pública no Brasil suspeitam que um surto de febre amarela, partindo de Minas Gerais, resultou em 550 casos suspeitos e 72 casos confirmados, com 40 mortes confirmadas. Três das mortes ocorreram no estado de São Paulo, mas a doença havia sido contraída na área endêmica.

O governo brasileiro e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (EUA) recomendam a vacinação contra febre amarela para quem viaja para as áreas afetadas.

Publicado o memorando de entendimento entre a UFES e a FUNAG

Foi publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de janeiro de 2017, o Protocolo de Intenções entre a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) para formar na UFES um Núcleo  de Estudos em Relações Internacionais.

Idiomas sem Fronteiras 2017

Desde 2013, o Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) atua junto às universidades federais por meio dos Núcleos de Línguas (NucLi) no desenvolvimento de proficiência em línguas estrangeiras visando contribuir com a internacionalização das universidades. Tais ações envolvem aplicação de testes de proficiência (TOEFL) e oferta de cursos de línguas on-line (My English Online) e presenciais.

As novas ofertas para 2017 terão início a partir de abril, pois todos os NucLis do país encontram-se em processo de articulação das novas ações.

UFES e FUNAG assinam Memorando para Cooperação Acadêmica

Em 19 de dezembro de 2016 ocorreu a assinatura do Memorando de Entendimento entre a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG).

A FUNAG é uma fundação, ligada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), que lida com questões relativas a diplomacia pública, relações internacionais e política externa. Seu presidente, o Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, esteve em visita na UFES em Setembro de 2016.

Horário Especial de Atendimento

No período de 2 a 20 de janeiro de 2017, haverá horário especial de atendimento na SRI, das 7h às 13h, por conta do recesso acadêmico.

Reuni

Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES - Brasil | CEP 29075-910